Oração pela boa saúde

3 João 2: Por que Gaio precisava de boa saúde?

Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. 3 João 2

Uma frase repetida entre nós é esta: “Tendo a saúde, a gente tem tudo”. É difícil encontrar uma frase com tantas inverdades, pois muitos não desfrutam de boa saúde física mas estão muito melhores no espírito dos que a têm.

Aqui é uma das poucas referências no NT à saúde física, fora as curas nos evangelhos. João desejava para Gaio uma boa saúde. De fato, a saúde é uma bênção de Deus. Devemos cuidar da nossa saúde, pela boa dieta, exercício regular e recusa de preocupação.

A saúde física é também um assunto válido para a oração. João orava para que Gaio tivesse boa saúde. Não se sabe se este sofria de alguma doença. Talvez seja uma oração geral. Alguns pensam que não se deve orar pela saúde física ou pelas coisas materiais, mas aqui temos exemplo aprovado disso.

O principal, porém, é a saúde da alma. O restante da carta de João trata disso, das necessidades da alma e do oferecimento das condições para muitas almas terem perante Deus boa saúde espiritual.

Talvez João tenha interesse na saúde física de Gaio, por ele ser irmão que dava apoio a evangelistas, recebendo-os na sua casa com hospitalidade e “encaminhando-os em sua jornada” de pregações do evangelho, vv. 5-8. Gaio devia continuar cumprindo a missão.

Para isso ele precisava de boa saúde física. Todo dom de Deus deve ser usado para o Nome de Jesus Cristo, v. 7.

Deus Pai, obrigado pelas bênçãos de saúde e das coisas materiais, com as quais podemos promover o evangelho do Reino.

Deixe uma resposta