A boa organização permite a realização eficaz

Lucas 9.14: Mesmo fazendo milagres, Jesus organizou as pessoas para efeito máximo.

Deus é Deus de ordem e não bagunça. Pela ordem as pessoas são servidas e as necessidades supridas. Jesus reconheceu e lançou mão da boa organização no seu ministério.

(E estavam ali cerca de cinco mil homens.) Mas ele disse aos seus discípulos: “Façam-nos sentar-se em grupos de cinquenta”.
Lucas 9.14 NVI

O termo original para “grupos” significa pessoas reclinadas numa refeição. Jesus manda dividir em grupos de 50 para ninguém ficar sem ser servido. Não quer que ninguém fique sem comer. O milagre dos pães e peixes é para todos. A boa organização das pessoas no momento evitou que alguém ficasse negligenciado por causa de desordem.

O princípio tem aplicação direta para o povo de Deus. A obra da evangelização e da edificação precisa ser bem planejada e executada. Quando fica evidente uma lacuna em algum serviço por falta de boa organização, é preciso notar e retificar, como foi feito em Atos 6.

Alguém disse que é possível planejar de forma exagerada, com tantos detalhes, que chega a atrapalhar a execução do plano. Pode ser uma observação que procede, mas no corpo de Cristo hoje, isso não parece ser um perigo. Pelo contrário, muitas boas obras deixam a desejar — ou deixam de ser iniciadas, continuadas ou realizadas — por falta de planejamento, organização e avaliação.

Que tomemos Jesus como exemplo de quem organizou seus trabalhos de forma simples e eficaz.

6 pensamentos em “A boa organização permite a realização eficaz”

  1. Excelente aplicação e profundidade espiritual que essa mensagem transmite! Deus seja louvado na observação obediente destes ensinamentos de Cristo!

  2. Amém. O nosso Mestre é o maior exemplo de todos e em todos os sentidos. Nunca havia pensado na multiplicação dos pães e peixes com essa ótica. Muito boa aplicação. DEUS continue nos abençoando e para sermos organizados em tudo e incluindo no ministérios. Abraço fraterno Madson.

  3. Exatamente irmão Randal, a organização nos serviços ao Senhor tem que ser exemplares, não podemos e não devemos fazer as coisas de qualquer jeito. Que Nosso Mestre Senhor Jesus seja nosso exemplo de conduta e caráter, pois, um discipulo que não segue os passos Dele está fora de seu reino!

Deixe uma resposta