Ouçam-no em tudo

Atos 2.22-23: Moisés falou do grande profeta como ele.

Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser. Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo’. Atos 3.22-23

Jesus não apareceu na terra de repente, sem aviso prévio. Ele veio ao mundo em meio a grandes expectativas da parte do povo de Israel, numa era de profundas turbulências sociais. Os judeus estavam o esperando. Isso porque todo o Antigo Testamento falava a respeito do Escolhido de Deus que viria.

Na segunda vez que o evangelho é proclamado no livro de Atos, Pedro cita uma profecia de Moisés a respeito do Senhor Jesus. O futuro profeta será alguém como ele mesmo. Os dois fizeram “milagres, maravilhas e sinais” Atos 2.22. Os dois eram libertadores. Os dois entregaram ao povo a palavra de Deus.

Ouvir, no sentido bíblico, significa obedecer. O próprio Jesus enfatizou a necessidade de obedecer a tudo o que ele tinha ordenado, Mateus 28.20. A falta da obediência resulta em exclusão do meio do seu povo, isto é, condenação no dia do juízo, Mateus 7.21.

Moisés disse: O Senhor “lhes levantará”. Melhor é entender isso como “para vocês”. Lembra-nos de Atos 2.39: “Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”. Deus tudo faz para nossa salvação.

Nosso Deus, agradeço que vivemos na era do grande Profeta e Libertador Jesus. Quero ouvi-lo e segui-lo em todas as coisas.

Deixe uma resposta