O que controla seu pensamento?

Salmo 37.31: Faça Deus o seu Deus.

Muitas pessoas reconhecem na mídia comercial um meio de manipulação e apelação, para persuadir o consumidor a pensar, agir e comprar conforme a sutileza da sugestão. (É ironia ver as pessoas que falam tanto em ser independentes, usando roupas de marca, tecnologia de massa e produtos populares.) Os amigos são outra influência forte de opinião e conduta. De uma maneira ou outra, algo ou alguém vai direcionar e controlar o pensamento.

O ensino de seu Deus controla seu pensamento; seus passos não escorregam.
Salmo 37.31 BND

O ensino (literalmente, “lei”) é a verdade revelada por Deus a respeito dele e sua obra de nos restaurar à sua presença. O termo indica instrução ou diretriz. Sem o ensino de Deus, estamos perdidos no caminho.

O ensino controla o pensamento somente quando é internalizado (literalmente, “está no coração”).  Coração, no sentido da antiguidade, inclui também a parte intelectual e mental da pessoa.

O ensino de Deus controla o pensamento somente quando Deus se torna meu Deus. O adjetivo possessivo aqui, “seu”, é importante. O ensino não é algo frio, mas uma expressão do relacionamento (aliança) que temos com Deus.

O resultado de tal controle de pensamento não fica apenas na mente, mas tem efeito na conduta: “seus passos não escorregam”. O justo não erra o caminho, enquanto é guiado pelo ensino divino.

Podemos deixar qualquer influência que aparece nos conduzir os pensamentos (e o diabo escolherá umas para nós, para nossa ruína), ou podemos decidir nos imergir na palavra de Deus, para que o seu ensino nos controle o pensamento e nos abençoe com amor, paz e alegria.

A escolha é nossa. O resultado, não.

2 pensamentos em “O que controla seu pensamento?”

  1. Olá, tudo bem? Eu gostaria de saber que versão é essa, a que foi usada “BND”.
    Abraços!!!

    O ensino de seu Deus controla seu pensamento; seus passos não escorregam.
    Salmo 37.31 BND

    1. Tudo e você? BND = Boa Notícia de Deus, que é tradução própria de versos para Deus Conosco. Não há nada completo. Obrigado pelo interesse.

Deixe uma resposta