Pequeninos

Texto: Mateus 18

Memorize: “Se alguém fizer com que um destes pequeninos que tem fé em mim peque, será melhor para essa pessoa que ela seja jogada no mar com uma enorme pedra amarrada no pescoço”. Mateus 18.6 VFL

A vida eterna importa mais do que qualquer outra coisa na vida (verso 8). Quem faz com que outro, mais frágil espiritualmente, e mais fraco na fé, perca esta vida será responsabilizado pelo que fez e sofrerá enormes consequências.

É possível fazer tropeçar pela arrogância (versos 1-5), e, de certa forma, pela omissão (versos 10-14) que deixa de confrontar e repreender (versos 15-17).

Vocábulo: Pequeninos (Gr., mikros). O termo “pequeno” é usado de modo desprezível pelos rabinos judaicos (para o imaturo, aquele que ainda não é grande e idoso). “Grande” tem uma glória especial no mundo grego e helenístico. Nos lábios de Jesus o termo “pequeno” parece apontar, paradoxalmente, a uma dignidade secreta, ou interior oculta, ou futura. (TDNT IV: 652)

Oremos: Deus grandioso, obrigado por exaltar o humilde, engrandecer o pequeno e cuidar dos que esquecem de cuidar de si mesmos. Amém.

Pergunta da prática: Como eu posso me tornar um dos pequeninos de Cristo?

Deixe uma resposta