Esperança no Senhor Jesus: Fazendo bons planos

Filipenses 2.19: A intenção de enviar Timóteo valoriza a comunhão.

Na segunda parte do capítulo 2 de Filipenses, Paulo fala de planos e de irmãos. Alguns consideram essa seção como a parte central da carta, o foco de Paulo. Com certeza, há muito o que aprender com esses detalhes.

Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.
Filipenses 2.19 NVI

Cinco pontos se destacam neste verso:

  1. Não é errado anunciar as intenções na obra de Deus. Paulo queria enviar Timóteo em breve. Demostrou sua preocupação com os filipenses. O importante é cumprir a intenção, para não deixá-la so na palavra. Na obra de Deus, não vale apenas a intenção.
  2. A esperança que se tem “no Senhor Jesus” dificilmente será decepcionada. Paulo indica que somente em Cristo há possibilidade de se cumprir esta esperança. Esperar no Senhor também indica que ele fez seus planos pensando no progresso do reino de Deus. Paulo se submete ao senhorio de Cristo também nos seus planos.
  3. O trabalho em equipe oferece maiores opções e possibilidades. Se Paulo estivesse sozinho, não teria como ter notícia dos filipenses.
  4. A comunicação é essencial entre irmãos para que estejamos animados com o progresso do evangelho entre as igrejas.
  5. O que se deseja é ouvir de coisas positivas entre irmãos. Não existe espírito de competição na igreja.

Paulo tomou cuidado para manter contato e cultivar a comunhão com seus filhos na fé. Tal cuidado é necessário hoje também, e tornou-se ainda mais fácil de fazer.

Deixe uma resposta