Após sucesso na tentação, no poder do Espírito

Lucas 4.14: A experiência de Jesus de resistir à tentação e servir no poder do Espírito deve ser nossa.

resistir-tentacaoAntes de Jesus ser tentado, ele estava “cheio do Espírito Santo” Lc 4.1, evidentemente em função do seu batismo, Lc 3.21-22. Após a tentação, Lucas nota:

Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam.
Lucas 4.14-15

O Espírito continuou com ele porque ele tinha resistido com sucesso às tentações do diabo. Se ele tivesse pecado, é duvidoso que o Espírito tivesse continuado com ele. Com pecado, Jesus não podia agir pelo poder do Espírito.

Cumpriu-se o que Isaías escreveu a respeito de Jesus: “O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor” Is 11.2.

Pedro também afirmou que “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder” At 10.38.

A mesma verdade se aplica aos seguidores de Jesus hoje. O pecado cancela a atuação do Espírito em nós e por meio de nós.

A resistência à tentação permite que o Espírito Santo opere poderosamente em nós. Por isso, Paulo orou: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” Ef 3.16.

Sendo assim, não podemos fazer o que deseja a nossa carne—as nossas paixões humanas. “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam” Gl 5.17. Aqui está o segredo para vivermos e servirmos no poder do Espírito.

Qual o mandamento que precisamos ouvir então? “Não apaguem o Espírito”, afastando-nos de toda forma de mal, 1Ts 5.19, 22.

E a nossa oração deve ser: “E não nos deixes cair em tentação” Lc 11.4.

2 pensamentos em “Após sucesso na tentação, no poder do Espírito”

  1. Amém. Ótimo comentário e isso é aplicável para todos. Muitos de nós, as vezes, nos perguntamos porque isso porque aquilo, porém a resposta pode estar no pecado deliberado, então não podemos deixar o pecado nos dominar. Abraços seu irmão Madson.

Deixe uma resposta