Antes de poder aprender alguma coisa, temos de saber quem é Deus. E o conhecimento da sua natureza deve inspirar em nós um reconhecimento da sua grandeza e santidade.
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento,
mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
Provérbios 1.7 NVI
Temor é tanto terror que nos repele por causa do medo, como é também profunda reverência que nos atrai ao Criador. Temor é a qualidade básica essencial dos que adoram a Deus em espírito e em verdade, Jo 4.24.
O Senhor (aqui o termo é Javé) é mais do que Criador. Ele é Aquele se move em nossa direção e se compromete conosco em aliança. Ele é Aquele que se revela para que o homem o conheça, o Deus totalmente engajado com sua criação.
O princípio do conhecimento não é tanto o começo, mas o fato controlador, a verdade organizadora de tudo. Sem conhecer Deus, nada se pode entender sobre a realidade.
Sempre há aqueles que não querem saber de Deus, os insensatos. Estes são o centro do próprio mundo, vivem por si mesmos, embrutecem-se ao seguir seus próprios desejos.
Assim, o mundo sempre foi dividido em dois grupos: os que reconhecem e se submetem a Deus e os que recusam a reconhecê-lo na vida.
A qual grupo você pertence?
Mostre-me sua glória, Senhor, para que eu trema e o conheça.
Segure esta ideia: Atitude para com Deus é também conhecimento.
Excelente reflexão! Que o Senhor o abençoe muito!