Viva o presente

Leia este texto sobre o tempo, o agora, por um irmão evangelista.

Texto de Marcelo Gonçalves, Jundiaí SP

Se buscássemos uma forma de tradução singular sobre nossa vida, resumidamente, diríamos que ela seria traduzida pela palavra tempo. Pois hoje o tempo é o regulador e moderador de nossas vidas.

  • “Não tenho tempo pra isso”.
  • “Tenho pouco tempo”.
  • “Estou sem tempo”.
  • “Preciso de mais tempo”.

Mas o que é o tempo, afinal? O tempo é o período em que vivemos, fazemos e realizamos, então como não temos tempo? Prestemos atenção: o tempo é múltiplo, ou seja, pode ser medido por segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, décadas, séculos e milênios. Em sua multiplicidade como ainda assim nos falta tempo? O que estamos fazendo com toda esta riqueza de tempo?

Outra característica marcante sobre o tempo é que ele é único, ou seja, já, o agora, assim vivemos de “agoras”, pois o que você leu na primeira linha já foi, é passado. Com isto nada podemos fazer em relação ao que passou, nem tampouco com relação ao que não chegou (futuro), assim devemos nos fazer valer do presente, do agora.

Jesus nunca rejeitou uma oportunidade, isto é, nunca deixou passar seu tempo. Sempre viveu o agora, seja ele para curar um leproso, multiplicar pães, conversar com uma mulher, ou até mesmo andar sobre aguas. Jesus sempre aproveitou seu tempo, ou melhor, seu agora.

O apostolo Paulo divinamente instruído pelo Espirito Santo nos recomenda:

“Remindo o tempo porque os dias são maus”.
Efésios 5.16

O que ele quis dizer afinal? Que devemos aproveitar nosso tempo, ou seja, nosso agora, pois, se passar, nada poderemos fazer, muito menos em relação ao que não chegou, pois este não existe, mas o agora é real, e este se apresenta a mim, a fim de que eu o aproveite.

O que temos feito com nosso tempo? Devemos aproveitá-lo o máximo possível, pois o passado não se altera, o futuro não chegou, é inexistente, o presente é o que vivo.

Então, viva o presente de forma sábia e busque aproveitá-lo, da forma como Deus quer.

Marcelo é evangelista na congregação em Jundiaí, além de atuar como professor e coordenador da Escola da Bíblia.

3 pensamentos em “Viva o presente”

  1. Deus seja louvado, pois, em Cristo Jesus nos selou com o Espírito Santo, presente sempre conosco, a certeza pela fé que a cada novo instante, temos as ferramentas para brilhar com a sua luz.

    Agradeço ao irmão Marcelo Gonçalves, pela mensagem, um presente no presente da parte de Deus, sempre presente em nós.

  2. Devemos fazer o presente e depositar nossas incertezas naquELE que tem o controle de tudo inclusive o tempo. Obrigado pela reflexão

Deixe uma resposta