Procurem as coisas que são do alto

Colossenses 3.1: A vida em Cristo não é passiva.

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. —Colossenses 3.1

Quando obedecemos à Boa Nova, Deus nos coloca junto com Cristo. Na imersão somos ressuscitados com Cristo e ele nos dá a vida. No verso acima, Paulo quer que vivamos à altura da vida que nos é dada. Esta “altura” está no nível de Deus.

Como procurar as coisas que são do alto? Os dois capítulos a seguir desenvolvem a resposta a esta pergunta. Requer um controle vigoroso da mente, uma matança irrestrita de tudo o que pertence à natureza terrena. É necessário revestir-se das qualidades de Cristo, o amor acima de tudo. Signfica deixar-se moldar, no meio da comunidade dos santos, pela palavra de Cristo e cumprir sua função no mundo de modo a agradar ao Senhor. Preocupa-se em aproveitar as oportunidades para influenciar os de fora.

O ponto de Paulo no verso 1 é que esta vida nova tem de ser “cultivada assiduamente” (EWB). Não é uma vida automática nem uma vida que assumimos passivamente. Essa procura significa “dedicar sério esforço para realizar um desejo ou objetivo” (BGAD).

Cristo está assentado à direita de Deus, porque cumpriu sua função no mundo de dar à humanidade a salvação. Agora cabe aos seus seguidores cumprir a sua tarefa de deixar brilhar sua luz no mundo. Ao invés de olhar para as dificuldades ou para os prazeres deste mundo, nosso foco e esforço sempre se concentram nas glórias de Cristo.

Deixe uma resposta