O protetor não dorme

Salmo 121.3-4: Deus é protetor do seu povo.

deus-protetor

Viagens provocam ansiedade, não somente por causa dos preparativos, mas pela questão da segurança também. Na antiguidade, as viagens eram bem mais arriscadas. Assaltos, por exemplo, eram comuns.

Ele não permitirá que você tropece;
o seu protetor se manterá alerta,
sim, o protetor de Israel não dormirá;
ele está sempre alerta!
Salmo 121.3-4

Quando o povo de Israel ia viajar para Jerusalém a fim de celebrar as festas no templo, cantava sobre sua esperada experiência e sobre seu Deus. O grupo dos Salmos 120-134 é, aparentemente, uma coleção de tais cânticos.

Alguns acham que Salmo 121 seja um salmo de ritual de despedida, uma bênção dada pelos sacerdotes na hora dos fiéis voltarem para suas casas. Outros creem que seja uma conversa interna, uma afirmação dos judeus sobre os cuidados do Senhor, para acalmar as ansiedades.

Seja na ida ou na volta, a verdade é clara, pela repetição dos termos proteger e proteção.

O corpo de Cristo tem a mesma certeza dos cuidados de Deus ao sair pelo mundo afora para proclamar a Boa Nova da salvação. Qualquer ansiedade é logo acalmada porque os santos sabem que seu Deus não dorme e não abandona seu posto.

Se ele cuida do seu povo, ele cuida também de cada indivíduo que faz parte do povo. Assim o ênfase também no salmo em você.

No Novo Testamento, corresponde a este salmo a promessa de Cristo: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” Mateus 28.20.

Proteja-nos em nossas idas e voltas, Senhor, pois somos o seu povo cuidando da sua vontade.

Segure esta ideia: Não dormirá o nosso protetor, / E andaremos em pleno destemor.

4 pensamentos em “O protetor não dorme”

  1. Imagino, naquela época, São Tiago fazendo sua caminhada por lugares incertos e inseguros, mas cheio de coragem, pois estava protegido pela sua fé e determinação!!

  2. É verdade, ao menos, eu quando estou nas idas e vindas da vida, percebo que nosso DEUS me protege.
    Glórias sejam dadas ao nosso SENHOR e protetor. Abraços seu irmão Madson.

  3. Irmão Madson, posso testemunhar que, nas vezes em que estive em situações de desespero, de agonia, sempre recebi de DEUS ajuda, após medidar, rezar e solicitar o SEU auxílio. Muita Paz!!

Deixe uma resposta