Purifica-se a si mesmo

Esta ação familiar não tem exceção.

Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3.3

Jesus o alvo. A esperança é ser semelhante a Jesus, pois o veremos como ele é, v. 2. Não temos noção exata como seremos, mas saber que seremos como ele é mais que suficiente. Uma versão bíblica transmite a ideia de que nossa esperança está focada em Jesus. Ela se concentra nele. Fora de Cristo, não temos esperança nenhuma.

Jesus o exemplo. A auto-purificação tem Jesus como modelo. Jesus ensinou que os puros de coração veriam a Deus, Mateus 5.8, e ele viveu de acordo com seu ensino. Jesus resistiu à tentação e cumpriu toda a vontade do Pai. Ele foi o “cordeiro sem mancha e sem defeito” 1 Pedro 1.19.

Ação familiar. Somos filhos de Deus, 1 João 3.1-2. Recebemos a purificação do sangue de Cristo, 1 João 1.7. Fomos purificados de todo pecado e injustiça, 1 João 1.9. Esta purificação nos leva a nos purificar — a cooperar com a ação do Pai e a agir como verdadeiros filhos. A auto-purificação é a vida familiar com Deus.

Ação sem exceção. Quem se purifica a si mesmo? Todo aquele que espera em Cristo. Ninguém pode receber a purificação de Deus e deixar de se purificar. Nenhum impuro tem herança (como filho) no Reino, Efésios 5.5; Apocalipse 21.27. Paulo queria que Timóteo fugisse dos desejos carnais e seguisse “a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor” 2 Timóteo 2.22. Toda a comunidade deve fazer isso.

Pai, purifique-me do pecado e ajude-me a ser puro em tudo.

2 pensamentos em “Purifica-se a si mesmo”

  1. Gostei demais. Vamos aproveitar e usar esta reflexão amanhã no grupo de jovens de Contagem. Sinta-se convidado! 😉
    Obrigado e que o Senhor continue te abençoando!

    1. Oi, Jr.! Obrigado pelo convite. Se eu pudesse … ainda me sinto jovem. Que bom que pode aproveitar do material. Que Deus seja glorificado em você.

Deixe uma resposta