Quando ele vier

João 16.8-11: Este será o trabalho do Espírito Santo.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
João 16.8-11

Jesus tinha de retornar ao céu a fim de que o Espírito Santo viesse. Vivemos agora sob a direção do Espírito. Temos hoje sua palavra da verdade revelada nas Escrituras, v. 13.

Estes são os assuntos do Espírito. Seu trabalho é o de convencimento para a conversão das pessoas no mundo. Para realizá-lo, ele utiliza, conforme o plano eterno do Pai, a igreja.

PECADO. Este é o problema básico do ser humano. O maior de todos: a rejeição de Jesus Cristo. “Todo pecado surge da falta de fé” (Johnson).

JUSTIÇA. Jesus viveu com retidão. O evangelho mostra como ser correto na presença de Deus. Jesus completou sua obra e retornou ao Pai. Agora podemos por ele ser justos perante o Criador.

JUÍZO. Todos os que vivem sob o poder do Maligno será com ele condenado. Todos nós enfrentaremos o juízo, mas somente os fiéis em Cristo terão esperança da salvação.

Perante Félix, “Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro” Atos 24.25. Por meio dele o Espírito comunicou a Boa Nova. Foi rejeitada pelo governador, mas ele entendeu a mensagem.

Que bênção possuir a verdade do Espírito nas Escrituras! Esta verdade é preciosa para mim? Suficiente para proclamá-la?

Senhor, que eu seja convicto da verdade do Espírito. Que ele me use para convencer o mundo ao meu redor.

Deixe uma resposta