Que se ofendam

Mateus 15.12-13: Será rejeitado quem rejeita o ensino de Jesus.

Então os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: “Sabes que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso?” Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes. Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.
Mateus 15.13-15

Mostrando sua natureza humana em não querer ofender os outros, os discípulos se manifestaram ao Senhor quando ele desafiou o conceito popular da impureza e ensinou a verdade sobre o coração. Mas Jesus não ia mudar em nada seu ensino. Recusou a considerar a pergunta dos discípulos. De certa forma, respondeu assim: Então, que eles se ofendam.

Se alguém ficar ofendido com o ensino de Jesus, é uma pessoa que Deus arrancará pela raiz. Significa que não será considerada parte do povo de Deus. O Antigo Testamento usou a figura de uma planta que Deus fez e amava, Isaías 5.1-7. Arrancá-la significa juízo. Agora, o juízo vem sobre aquele que rejeita o ensino de Jesus, pois ele ensinava o que recebia do Pai.

Ao longo do evangelho, Mateus mostra uma rejeição de Israel como povo de Deus, pela sua rejeição de Jesus. (Ver, por exemplo, Mateus 21.43.) Hoje, pode-se até chamar Jesus de Senhor, mas sem aceitar a verdade do seu ensino e sem obedecer aos mandamentos, Deus rejeitará a pessoa, da mesma forma que Israel foi rejeitado e expulso do reino do Messias.

Ensina-me, Pai, toda a verdade do seu Filho.

Deixe uma resposta