‘Quem crer e for batizado’

Marcos 16.16: Podemos saber com certeza o que fazer para receber a salvação.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16.16

Depois de dar ordem para pregar a Boa Nova no mundo todo, a todas as pessoas, Jesus manda o que se deve falar, qual o conteúdo da pregação, a resposta que as pessoas devem dar para acolher a mensagem.

O que temos aqui é um resumo, mas cada elemento é essencial. Tudo começa com a fé. Mas com a fé o processo da conversão não termina. É preciso continuar para chegar à salvação.

Além da fé, Jesus menciona o batismo. Batismo é imersão, o significado da palavra. A pessoa que tem fé tem de ser imersa na água.

A ordem aqui é importante. Alguns dizem: “Quem crer será salvo e, depois, deve ser batizado”. Outros afirmam: “Quem for batizado será salvo e, depois, deve crer”. Mas não foi o que Jesus disse.

Tudo começa com a fé. Por isso a segunda parte. Se alguém não tiver fé, não será motivado a fazer mais nada. Sem a fé, o processo nem começa. Não há nada na frase, portanto, que indica que a imersão seja dispensável.

O alvo é a salvação eterna. O ser humano se encontra na perdição, por causa dos seus pecados. Jesus veio mudar a situação. Para isso, todos precisam saber o que ele fez na cruz, e como podem receber para si o perdão dos pecados. O evangelho, portanto, inclui o que o homem deve fazer.

Deus Pai, que maravilha que podemos saber com certeza como entrar em Cristo e receber a dádiva da salvação!

Deixe uma resposta