Como renovar a sua aliança com Deus

Josué 8.32, 34-35: No centro do processo, a lei de Deus.

Ao longo da vida em Cristo, chegamos a momentos em que sentimos a necessidade de parar e nos concentrar na renovação do nosso compromisso com Deus. Foi assim também com o povo de Israel, depois de 40 anos no deserto e da sua entrada na terra prometida.

Ali, na presença dos israelitas, Josué copiou nas pedras a Lei que Moisés havia escrito. (…) Em seguida Josué leu todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, segundo o que está escrito no Livro da Lei. Não houve uma só palavra de tudo o que Moisés tinha ordenado que Josué não lesse para toda a assembléia de Israel, inclusive mulheres, crianças, e os estrangeiros que viviam no meio deles.
Josué 8.32, 34-35 NVI

Com a derrota da cidade de Ai, os israelitas entraram de vez na terra prometida. Agora, seu primeiro ato é renovar a aliança com Deus. Josué ergue um altar conforme a lei e copia a lei nas pedras. Perante toda a assembleia de Israel, ele leu toda a lei, inclusive os mandamentos e bênçãos e maldições.

Assim, quando queremos renovar em nosso coração a aliança de Jesus Cristo, no centro de nosso ato deve ser a palavra de Deus, dando atenção aos mandamentos de Deus e das bênçãos e maldições que nela ocorrem.

A palavra — contida nas Escrituras Sagradas — é a peça chave neste processo. Ela nunca caduca, nunca fica ultrapassada, nunca se torna desnecessária. Pelo contrário, a Bíblia ocupa cada vez mais espaço na vida do discípulo.

A renovação significa que nos comprometemos, novamente, a cumprir os termos da aliança que Deus fez conosco em Cristo.

Significa que no centro da nossa consagração espiritual é o Deus que nos revela seu plano, sua salvação, suas promessas, seus recursos, seu propósito.

Significa que o mais importante para nós é nos relacionar com Deus e ser a ele submissos.

É hora para você renovar o seu compromisso com Deus? Ou mesmo começar a assumi-lo?

1 pensamento em “Como renovar a sua aliança com Deus”

Deixe uma resposta