Sábio para a salvação

2 Timóteo 3.15: A Bíblia nos informa como ser salvos.

Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.
2 Timóteo 3.15

O apóstolo Paulo chamou Timóteo para retornar à base da fé que ele tinha aprendido cedo na vida, em lar piedoso, com sua mãe e avó, 2 Timóteo 1.5: as Escrituras, que deveriam servir como o conteúdo do seu serviço e da sua mensagem.

Sagradas Letras. As Escrituras são tão perfeitas que não são apenas palavra de Deus mas as letras dele também. Elas são inspiradas por Deus, v. 16, vieram dele, por isso ele está presente em cada parte.

Elas são capazes. O verbo é o mesmo do qual tiramos nosso termo no português, dinamite. Somente elas tem capacidade de nos conduzir à salvação de Deus, pois são a sua revelação da realização do seu plano e da resposta humana necessária à sua graça.

O poder das Escrituras serve para tornar sábio quem deseja saber sobre a salvação. EP traduz como “o poder de lhe comunicar”; A versão Vozes: “podem instruir-te”. É essencial tomar conhecimento, saber o que Deus tem preparado e o que se deve fazer para recebê-lo.

O objetivo de Deus ao dar as Escrituras é informar sobre como receber a salvação. A salvação se aplica ao passado, presente e futuro, mas está em vista especialmente a eterna, Hebreus 5.9. Há ateus usando a Bíblia para falar de como viver no presente, mas o grande assunto das Escrituras é a vida eterna.

A salvação é recebida mediante a fé em Cristo Jesus. A frase compacta resume o processo e o local da salvação. Fora de Cristo não há salvação. Somente nele acessamos tudo o que Deus nos oferece.

Faça-me conhecer a sua salvação, ó Deus; ajude-me a compreender seu grande plano de perdão pelas Escrituras.

Deixe uma resposta