Salvas os humildes

Salmo 18.27: Há dois lados desta moeda.

Salvas os que são humildes, mas humilhas os de olhos altivos. Salmo 18.27

Na irmandade, ensinamos os cinco passos para entrar na salvação de Deus: ouvir/fé, arrependimento, confissão, imersão na água e o serviço e amor a todos. Damos graças a Deus pela clareza destes passos, pois nos dão segurança e certeza sobre a salvação.

Junto com estes, há certas atitudes que também são necessárias para a nossa salvação. Uma destas é a humildade.

A humildade expressa uma atitude básica para com Deus, uma dependência dele para ser guiado e cuidado. É o oposto do orgulho, que sinaliza independência e rebeldia.

No Salmo 18, Davi se alegra porque o Senhor o tinha livrado dos inimigos e do rei Saul. O que ele afirma de modo geral, no v. 27, ele tinha afirmado a seu próprio respeito.

“A razão pela qual Deus respondeu às preces de Davi foi porque ele andou nos caminhos de Deus e se manteve puro e humilde, vv. 20-24. A atitude de Deus para com as pessoas, se ele as ajudou ou se opôs a elas, dependia de elas se dedicarem a ele ou se se rebelarem contra ele, vv. 25-27” (Fleming).

Deus ama a todos, mas não ajuda a todos. Ele procura pessoas que confiam nele e que creem que ele recompensa os que buscam por ele, Hebreus 11.6. A plenitude do seu amor pode ser transmitida somente aos que obedecem, João 14.23. Ele ajuda quem quer ser ajudado.

Há dois lados desta moeda. Quem não quer a presença, ajuda e salvação de Deus será humilhado. A decisão é nossa para tomar.

Senhor soberano, desejo a humildade de Jesus. Salve-me na minha humildade.

3 comentários em “Salvas os humildes”

  1. Humildade é nas Bem-Aventurancas de fato o primeiro passo para chegar até o Deus da Salvação. Muito bom. Que Deus abençoe esse projeto, irmão.

Deixe uma resposta