Se alguém não ama o Senhor

1 Coríntios 16.22: É assim que se termina uma carta com ênfase no amor?

Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!
1 Coríntios 16.22

No último capítulo de 1 Coríntios, Paulo menciona o amor três vezes. A frase acima é a segunda menção. A maldição sobre quem não ama o Senhor nos deixa perplexos. Por que terminar uma carta assim?

Primeiro, a frase faz parte do final da carta escrito pela própria mão de Paulo, v. 21. Alguém (Sóstenes?) serviu para escrever a carta pelo apóstolo e no final ele tinha costume de assiná-la, como aqui. Assim, a força da frase é maior ainda.

A linguagem aqui é da aliança, lembrando-nos do livro de Deuteronômio. O grande mandamento é de amar a Deus. Quem não respeitar os termos da aliança tem como consequência a maldição divina. O que valeu na antiga também está valendo na nova: “Ninguém pode servir a dois senhores” Mateus 6.24. O amor é a grande solução e marca da lealdade à aliança que Cristo estabeleceu com seu povo.

A maldição sugere o juízo final e assim Paulo faz a oração, com as palavras aramaicas, na esperança da vinda do Senhor, quando as contas serão acertadas e justiça finalmente prevalecerá.

A carta termina então com a grande visão da vinda de Cristo. Paulo estimula a esperança dos coríntios (Thistelton 1347-53). É um grande e emocionante apelo à fidelidade.

“Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas” 1 Pedro 1.8-9.

Pai, eu amo o Senhor! Quero ser fiel. Que venha logo Jesus!

Que reação você teve ao ler este verso na Bíblia? E ainda no Novo Testamento? Qual motivação ele te fornece?

Um comentário em “Se alguém não ama o Senhor”

  1. Perplexo também, mas um alerta, como Jesus disse, se o amamos, devemos obedecer seus mandamentos (Jo. 14.15). Então esse amor precisa ser demostrado como obediência aos ensinamentos dele. Obrigado e que Deus te te abençoe!

Deixe uma resposta