Você tem seguido de perto

2 Timóteo 3.10: Paulo oferece a Timóteo sua vida como exemplo.

Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,
2 Timóteo 3.10

Paulo tinha certeza de que Timóteo tinha observado e seguido de perto a sua vida e obra. Oferece esta lista para seu filho na fé conferir o seu próprio desempenho no seu trabalho. Ver 1 Timóteo 6.11.

Paulo menciona sete itens sobre sua pessoa e fé, um quadro completo. Há um único adjetivo “meu” para os sete substantivos, pois todos pertencem juntos como um conjunto nesta vida íntegra.

Ensino. O apóstolo ensinou a mesma doutrina em todas as igrejas. Não seria difícil Timóteo ficar impressionado com sua mensagem centrada na obra do Senhor Jesus Cristo.

Conduta. Conforma-se ao ensino. O termo agōgē é usado somente aqui no NT, para conduta “adotada em imitação de um mestre, um modelo” (Spicq; ver 1 Coríntios 4.17). Ele se portou de maneira sensata, justa e piedosa (ver Tito 2.12), e fazendo de tudo para promover a Boa Nova. Paulo tinha integridade.

Propósito. Seu alvo (grego: prothesis): glorificar ao Senhor levando a Boa Nova a todas as pessoas. Nunca se desviou deste.

Fé. Ou talvez fidelidade. As circunstâncias difíceis nunca o fizeram desistir. “Quanta perseguição suportei!” v. 11.

Paciência. Ele nunca desistiu. Quantas coisas ele suportou pelo Reino de Deus! Mostrou longanimidade a cada dia da sua vida.

Amor. Com a mais alta motivação, Paulo trabalhou incansavelmente. “(…) o amor de Cristo nos impulsiona” 2 Coríntios 5.14 NVT.

Perseverança. Paulo mostrou grande resistência ao longo do tempo, “constância (…) capacidade de suportar” (Rusconi).

Pai, realize em mim esta lista perfeita para o obreiro completo.

Deixe uma resposta