Quando amamos, procuramos o que serve melhor para ajudar ao próximo. Existe uma hierarquia dos dons. Alguns são melhores que outros. Um é superior a outro porque tem capacidade maior de edificar o outro. E não há mistério quais dons são superiores.
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
1 Corinthians 12:31 NVI
Os coríntios procuravam os dons inferiores porque estavam os usando para fins egoístas. Assim, deram valor exagerado aos inferiores.
No meio da discussão, e o ponto principal de Paulo sobre os dons, é o assunto do amor, no capítulo 13. Pelo amor eles iriam abandonar o egoísmo e o abuso dos dons, para buscar os melhores, a fim de edificar aos irmãos.
Buscar é necessário. Dedicação é recomendada — o zelo é o radicalismo aprovado por Deus. Mas sem o amor para direcionar e informar, não definirá o alvo correto nem alcançar o objetivo pelo qual Deus deu os dons.
Você está no caminho mais excelente?
Deus do desprendimento, que meu zelo seja orientado pelo amor, que minha busca tenha como alvo o bem do meu próximo.
A melhor maneira de exercermos o amor agápe (ou ágape como diz a maioria), é colocando em prática o que Jesus disse em João 14:15,21; 15:10. Desta forma, nós mesmos e todos que nos rodeiam no cotidiano, desfrutaremos os benefícios desse amor descritos em I Coríntios 13:4-10,13.
Obrigado Randal, por nos dar a oportunidade de participar dessas meditações diárias!
Deus continue lhe abençoando com tudo que necessitas!