Sinal de contradição

Lucas 2.34: Jesus é evidência contra qual muitos se levantam.

Ele será também um sinal de Deus que muitos rejeitarão.
Lucas 2.34c VFL

Muitas versões traduzem de forma mais literal a frase do profeta Simeão: “sinal de contradição”. (NAA e BMD traduzem como “alvo de contradição”.) A VFL procura fazer sentido da frase, a qual faz parte das palavras do profeta a Maria quando ela e José apresentaram o bebê Jesus no templo.

Jesus era sinal porque não falava nada por si só nem fazia nada da sua própria iniciativa. (Ver Isaías 8.18.) Ele apontava o amor do Pai e a redenção pelo sacrifício de seu corpo. Ser sinal dá a entender que “haverá evidência suficiente para convencer a todos” (Childers 453). Jesus oferece a grande evidência divina, João 3.16.

Desde o início, Jesus seria rejeitado. E a rejeição leva à oposição vigorosa: contra ele “as pessoas se levantarão” VPV. Herodes tentou matá-lo. Seus próprios irmãos o rejeitaram. As autoridades judaicas tramaram contra ele e foram responsáveis pela sua morte.

Jesus nos convence da bondade do Pai. Com esta certeza, podemos enfrentar toda oposição contra ele, mesmo com as dores mais profundas como a Maria sentiu.

“Em relação a Jesus Cristo, não pode haver neutralidade. Podemos nos render a ele, ou estamos em guerra contra ele. E é a tragédia da vida que nosso orgulho frequentemente nos impede de fazer aquela rendição que conduz à vitória” (Barclay 26-27).

Pai, eu creio no Sinal que é Jesus. Ajude-me a ficar sempre do lado dele e firme quando outros lhe resistem.

Um comentário em “Sinal de contradição”

Deixe uma resposta