Sob autoridade (Mt 8.9)

Texto: Mateus 8.5-13

Memorize: “Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz”. Mateus 8.9 NVI

O soldado tem compromisso de manter a disciplina militar. Ele se compromete, segundo um site militar brasileiro, à “rigorosa obediência às leis, aos regulamentos, normas e disposições” e à “pronta obediência às ordens dos superiores”.

O setor militar é uma hierarquia. O treinamento garante que o recruta obedeça a seus superiores imediatamente, sem questionamento.

O centurião, um importante oficial do exército romano, sabia que sua autoridade sobre seus soldados vinha de sua própria obediência aos seus superiores. Ele via esse mesmo princípio em Jesus. Sabia que Jesus tinha o poder de curar seu servo com uma palavra apenas, porque via nele a mesma obediência rigorosa ao Pai que o oficial prestava aos superiores.

Foi esta percepção que lhe ganhou a admiração de Jesus e a concessão do seu pedido.

O poder advém da submissão. Isto não é um segredo militar. Mas parece ser um segredo espiritual para muitos.

Vocábulo: Autoridade  (Gr., exousia). A autoridade é o direito de exercer o poder. “Não há nenhuma virtude moral na obediência a não ser que haja um reconhecimento duma autoridade maior naquele que a exerce”  (Oswald Chambers).

Oremos: Deus todo-poderoso, ajuda-me a aprender a obediência, como Jesus aprendeu, a fim de que eu seja aperfeiçoado como filho maduro do Senhor, e seja dado o poder, pela submissão à sua vontade, para servir aos outros e para transformar vidas. Amém.

Pergunta da Prática: Qual a minha atitude sobre a obediência à autoridade? Em quais áreas preciso me submeter completamente a Deus?

Deixe uma resposta