Como se levantar do chão

Salmo 60.8: O segredo do sucesso está num punhado de nomes estranhos do Antigo Testamento.

A derrota é humilhante. Um comercial para um antigo programa esportivo na televisão a chamou de “a agonia da derrota”, ao mesmo tempo que a câmera mostrava um esquiador caindo na neve. Então, como os perdedores voltam ao jogo? Como se torna a derrota em vitória?

Quando Davi ficou derrotado numa batalha com Edom, ele a entendeu como a rejeição da parte de Deus. Davi não menciona por que Deus permitiu a derrota, mas sabia que “o Senhor derramou a sua ira” (Salmo 60.1 NBV).

Como recuperar-se da derrota? Esta é outra importante pergunta, além de buscar saber por que Deus a permite. Nos versos 6-8 do Salmo 60, Davi achou sua resposta de como tornar a derrota numa vitória de batalha.

Moabe é minha bacia de lavar; atirarei minha sandália sobre Edom; sobre a Filístia darei o brado de vitória.
Salmo 60.8 A21

Deus é soberano. Ele dispôs as tribos de Israel conforme a sua vontade, norte e sul, leste e oeste (versos 6-7). E os inimigos de Israel? Ao leste, Moabe; ao sul, Edom; ao oeste, Filístia. Deus os tem sobre o controle dele também.

Para tornar a derrota em vitória, Davi sabia: “Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários” (verso 12). Mas, primeiro, antes que isso possa acontecer, o homem tem de reconhecer o poder de Deus.

Talvez o por quê está nesta verdade também.

Tudo é teu, ó Deus! Minha língua confessa que eu, também, pertenço ao Senhor e todo sucesso vem porque nos submetemos ao Senhor.

Segure esta ideia: A derrota está em nosso orgulho, / Que vira sucesso num montão de entulho.

1 pensamento em “Como se levantar do chão”

  1. É a mais pura verdade meu amado irmão e o orgulho sempre nos leva a perder, em contra partida, a humildade nos leva para vitória,
    Abraços seu irmão Madson.

Deixe uma resposta