Ele verá sua prole

Isaías 53.10: Profecia sobre Jesus vê perdão e povo dele.

Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor tenha feito da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Isaías 53.10

Isaías fala do servo sofredor em termos do povo de Israel, do remanescente e finalmente duma única pessoa. Ele vai afunilando a identificação do servo até chegar no capítulo 53. Neste capítulo ele revela detalhes de como o servo sofreria pelos pecados dos outros.

Esta vontade do Senhor é o seu “plano perfeito” (NBV). Fazer o servo sofrer estava de acordo com o plano divino. Em todo momento, Deus está em controle do desenrolar dos eventos.

Agora, começa a fazer sentido o sacrifício dos animais no sistema mosaico. Será o servo que dará a vida como oferta pela culpa. A solução será o sacrifício humano do servo, derramando sua vida até a morte para justificar muitos, versos 11-12.

Neste processo, sua vida é cortada da terra e parece que não terá descendentes, verso 8, mas ele os terá sim—o povo formado a partir da sua redenção, o novo Israel de Deus, Gálatas 6.10, 16, a igreja do Senhor, Mateus 16.18. São os que o recebem para se tornar filhos de Deus, João 1.12-13.

Assim, o plano de Deus terá sucesso quando ele o finaliza na cruz. Todos os que vão até ele na sua morte serão contados como sua prole e com ele prolongarão seus dias.

Deus do plano perfeito, quero fazer parte dos descendentes de Jesus, por meio da sua oferta na cruz.

Deixe uma resposta