Nada de novidade! Voltemos para as tradições apostólicas

2 Tessalonicenses 2.15: Nada de novidade! Dê-nos a sagrada tradição.

Hoje, as pessoas são piores do que os antigos atenienses que viviam por novidades. “Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não se preocupavam com outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades” Atos 17.21.

A coisa é tão ruim hoje que se vende mais detergente com propaganda de embalagem nova. Como é que pode?

A igreja do Senhor sofre, para seu grande prejuízo espiritual, do mesmo mal. Cada novidade que aparece é motivo de oba-oba da parte de alguns.

Mas para nossa firmeza espiritual, precisamos sempre nos agarrar aos ensinos originais de Cristo.

Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.
2 Tessalonicenses 2.15 NVI

A Igreja Católica tem Tradição (sempre com letra maiúscula), os seus ensinamentos que surgiram séculos depois do Novo Testamento, que pesa mais do que as Escrituras Sagradas.

Mas para Paulo, tradições são os ensinos que foram passados para frente, recebidos do Senhor pelos apóstolos e profetas do primeiro século. Assim, tradição é sinônimo do ensino inspirado de Jesus.

Quando um apóstolo escreve (“carta nossa”), constitui-se tradição — ensino passado de Jesus. Ou quando ele ensina “de viva voz”, também é ensino de Cristo. Depois de morrerem os apóstolos de Cristo, temos hoje apenas os seus escritos.

A fidelidade se baseia totalmente no seguimento destes escritos (Novo Testamento) da parte dos discípulos.

Eis o nosso compromisso: seguir sempre e exclusivamente o Senhor Jesus Cristo, conforme os ensinos que ele revelou no Novo Testamento, por meio dos apóstolos e profetas inspirados pelo Espírito Santo.

Novidades? Não queremos saber.

1 pensamento em “Nada de novidade! Voltemos para as tradições apostólicas”

Deixe uma resposta