Um só Senhor

Efésios 4.5: Jesus é Senhor com toda autoridade.

há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, Efésios 4.5

O Senhor é Jesus. Nesta lista das sete bases da unidade da igreja, Deus Pai fica por último. Geralmente, no Novo Testamento, a palavra “Senhor” se refere a Jesus.

O apóstolo Paulo coloca o Senhor em quarto lugar na lista, bem no meio. Pois tudo gira em torno de Jesus. Nesta lista, ele é o foco, o ponto central da fé.

Ser único Senhor significa ser única autoridade. Jesus detém “toda autoridade no céu e na terra”, Mateus 28.18, e continua exercendo sua autoridade por meio das Escrituras Sagradas. Nenhuma pessoa viva hoje fala por Deus. A autoridade está em ensinar o que recebemos dos santos apóstolos e profetas de Cristo, Tito 2.16; Lucas 11.49; Efésios 2.20; 2 Pedro 3.2.

Para termos unidade como cristãos, temos de seguir estritamente as ordens do Senhor Jesus, Mateus 28.20. Quando alguém vai além do que está escrito, é causa de divisão, 1 Coríntios 4.6. Quem é perturbador da paz não é quem insiste em obedecer somente os mandamentos divinos, mas quem ultrapassa a autoridade de Cristo. (Compare 1 Reis 18.16-18.)

Para quem não obedece plenamente aos mandamentos do Senhor, Jesus não passa de figurino simbólico e o seu título acaba sendo hipocrisia na boca de quem usa, Mateus 7.21-23. Ele é tudo menos Senhor. Aos obedientes, porém, ter Jesus como Senhor significa plena submissão.

Deus Pai, obrigado pelo Senhorio de Jesus Cristo, que nos lidera por todo o Caminho.

Deixe uma resposta