Vocês, orem assim

Mateus 6.9: Jesus veio nos ensinar o caminho do Pai, o caminho ao Pai.

Vocês, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome”. Mateus 6.9

O sermão do monte foi o grande ensino de Jesus—o seu grande ato—bem no início do seu ministério. Suas curas recebem um parágrafo; seu ensino, três capítulos. Seu ministério foi caracterizado pela instrução. Jesus veio ensinar o caminho do Pai, o caminho ao Pai.

Jesus ensinou a prática. Ele não veio trazer algo interessante para o intelectual, mas sim como viver no dia-a-dia. Não passou palavras bonitas, mas a piedade em ação.

Jesus ensinou a comunhão íntima com o Pai. O Caminho não é ritual, mas sim relacionamento. Ele contém hábitos e repetições, mas estes são atos de amor e reverência para com Deus.

Jesus ensinou a comunidade fraternal. A oração se dirige a Pai nosso, não a Pai meu. Oramos como família de Deus. Fazemos nossas orações pessoais, mas a oração conjunta possui poder especial.

Jesus ensinou um modelo de vida e de adoração. Ele ensina o que incluir nas orações e como devemos orar. Ele faz isso em toda a adoração: na ceia, na oferta, no canto, na proclamação do evangelho. Não ficamos sem orientação.

O seguimento do ensino de Jesus oferece grande contraste com a religiosidade humana do dia. Outros fazem conforme sua ideia e suas preferências. Mas Jesus diz: Vocês, orem assim.

Pai nosso, que clareza no ensino de Jesus! E que poder! Sê presente conosco ao vivermos o ensino do Senhor.

Deixe uma resposta